12 de dezembro de 2008

Autoridade dos Concílios


"[Deve ser afirmado que] o Vaticano II é sustentado pela mesma autoridade que sustenta o Vaticano I e o Concílio de Trento, a saber, o Papa e o Colégio dos Bispos em comunhão com ele...Também com respeito ao seu conteúdo, o Vaticano II está na mais estreita continuidade com ambos os concílios anteriores e incorpora os seus textos (de Trento e do Vaticano I) palavra por palavra nos pontos decisivos.

É impossível para um Católico tomar posição pró ou contra Trento ou o Vaticano I (como se fossem coisas discutíveis). Quem aceita o Vaticano II, como ele claramente se expressou e se entendeu a si mesmo, ao mesmo tempo aceita a inteira tradição da Igreja Católica, particularmente, os dois concílios anteriores...Da mesma forma é impossível decidir a favor de Trento e do Vaticano I mas contra o Vaticano II. Quem quer que negue o Vaticano II nega a autoridade que sustenta os outros concílios e os separa dos seus fundamentos. Isto se aplica ao assim chamado 'tradicionalismo'... Uma escolha partidária destrói o todo, a própria história da Igreja, que só pode existir como uma unidade indivisível" 


Traduzido e citado por ZUCCHI, Eng Wagner. Apostolado Veritatis Splendor: A NEGAÇÃO DO VATICANO II E A CONFUSÃO TRADICIONALISTADisponível em http://www.veritatis.com.br/article/3941. Desde 28/08/2006.

Sem comentários: