28 de novembro de 2008

Sermão de Santo António aos Peixes


Vós, diz Cristo Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. 0 efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhe dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal.
Suposto, pois, que, ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal, e que se há-de fazer a esta terra? 0 que se há-de fazer ao sal que não salga? Cristo o disse logo: Quod si sal evanuerit, in quo salietur? Ad nihilum valet ultra, nisi ut mittatur foras et conculcetur ab hominibus. Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer é lançá-lo fora como inútil, para que seja pisado de todos. Quem se atrevera a dizer tal cousa, se o mesmo Cristo a não pronunciara? Assim como não há quem seja mais digno de reverência e de ser posto sobre a cabeça que o pregador que ensina e faz o que deve; assim é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés o que com a palavra ou com a vida prega o contrário. 
Isto é o que se deve fazer ao sal que não salga. E à terra, que se não deixa salgar, que se lhe há-de fazer? Este ponto não resolveu Cristo Senhor nosso no Evangelho; mas temos sobre ele a resolução do nosso grande português Santo António, que hoje celebramos, e a mais galharda e gloriosa resolução que nenhum santo tomou. Pregava Santo António em Itália na cidade de Arimino, contra os hereges, que nela eram muitos; e como erros de entendimento são dificultosos de arrancar, não só não fazia fruto o santo, mas chegou o povo a se levantar contra ele, e faltou pouco para que lhe não tirassem a vida. Que faria neste caso o ânimo generoso do grande António? Sacudiria o pó dos sapatos, como Cristo aconselha em outro lugar? Mas António com os pés descalços não podia fazer esta protestação; e uns pés, a que se não pegou nada da terra, não tinham que sacudir. Que faria logo? Retirar-se-ia? Calar-se-ia? Dissimularia? Daria tempo ao tempo? Isso ensinaria porventura a prudência, ou a covardia humana; mas o zelo da glória divina, que ardia naquele peito, não se rendeu a semelhantes partidos. Pois que fez? Mudou somente o púlpito e o auditório, mas não desistiu da doutrina. Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar, e começa a dizer a altas vozes: Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes. Oh, maravilhas do Altíssimo! Oh, poderes do que criou o mar e a terra! Começam a ferver as ondas, começam a
concorrer os peixes, os grandes, os maiores, os pequenos, e postos todos por sua ordem com as cabeças de fora da água, António pregava e eles ouviam.
Se a Igreja quer que preguemos de Santo António sobre o Evangelho, dê-nos outro. Vos estis sal terræ. É muito bom o texto para os outros santos doutores; mas para Santo António vem-lhe muito curto. Os outros santos doutores da Igreja foram sal da terra, Santo António foi sal da terra e foi sal do mar. Este é o assunto que eu tinha para tomar hoje. Mas há muitos dias que tenho metido no pensamento que nas festas dos santos é melhor pregar como eles, que pregar deles. Quanto mais que o são da minha doutrina, qualquer que ele seja, tem tido nesta terra uma fortuna tão parecida à de Santo António em Arimino, que é força segui-Ia em tudo. Muitas vezes vos tenho pregado nesta igreja, e noutras, de manhã e de tarde, de dia e de noite, sempre com doutrina muito clara, muito sólida, muito verdadeira, e a que mais necessária e importante é a esta terra, para emenda e reforma dos vícios que a corrompem. O fruto que tenho colhido desta doutrina, e se a terra tem tomado o sal, ou se tem tomado dele, vós o sabeis e eu por vós o sinto.
Isto suposto, quero hoje, à imitação de Santo António, voltar-me da terra ao mar e, já que os homens se não aproveitam, pregar aos peixes. O mar está tão perto que bem me ouvirão. Os demais podem deixar o sermão, pois não é para eles. Maria, quer dizer, Domina maris: «Senhora de mar»; e posto que o assunto seja tão desusado, espero que me não falte com a costumada graça. Ave-Maria.

Padre António Vieira, Sermão de Santo António aos Peixes, Porto Editora

João Duns Escoto 2 - Noção de Ser

Noção de ser: Para o comum dos escolásticos, o ser diz-se de tudo quanto existe ou pode existir em realidade. Simplesmente a noção de ser atinge em Escoto um grau de abstracção anteriormente desconhecido. Com efeito, o ser enquanto ser (ens inquantum ens) é concebido na sua pura formalidade, independentemente não só de qualquer determinação categorial, mas ainda dos seus modos intrínsecos (finito ou infinito). Equivale, por isso, a entidade pura e diz-se de tudo o que é inteligível em si mesmo. Absolutamente indiferente à natureza das coisas, constitui, por isso mesmo, uma verdadeira noção transcendental.

26 de novembro de 2008

João Duns Escoto


Príncipe da escola franciscana e uma das figuras mais representativas do período áureo da Escolástica (Duns, na Escócia, 1265-1266 -Colónia, 8.11.1308).

I) Vida – Entrou muito jovem na Ordem dos Frades Menores (cerca de 1280). Ordenado sacerdote a 17.3.1291, continuou os estudos de teologia em Oxford (1291-1293) e Paris (1293-1296), onde teve como mestre, entre outros, Gonçalvo Hispano. Tendo regressado a Inglaterra em 1297, lê as Sentenças em diversos centros (studia) da Ordem: primeiro em Cambridge (Lectura Cantabrigiensis conservada no manuscrito 112 da biblioteca comunal de Todi), a partir de Julho de 1300 em Oxford (Lectura I Oxon., que constitui a primeira redacção do OpusOx. ou Ordinatio) e, finalmente, em fins de 1302 e princípios de 1303 em Paris (manuscrito 66 do Merton College). Recusando-se a subscrever a petição de Filipe, o Belo, contra Bonifácio VIII, é coagido aabandonar Paris e vai continuar a sua carreira docente em Oxford. Em breve, sanado o conflito entre o Papa e o rei, regressa a Paris onde, mediante proposta do ministro geral, Gonçalvo Hispano, de 18.11.1304, obtém o grau de doutor em fins de 1305. De 1305 a 1306 comenta de novo as Sentenças, agora como mestre regente, no Studium franciscano em Oxford (1305-1306) e, em seguida, em Paris (1306-1307). Em finsde 1307, por motivos a que não deve ser estranha a situação provocada pelo processo contra os Templários e a desconfiança a que foram votados nos meios parisienses os defensores da Imaculada Conceição, é enviado para Colónia, onde morre aos 43 anos. O seu corpo repousa na Minoritenkirche dos Franciscanos Conventuais, em Colónia. Sobre o seu túmulo lê-se, a partir de 1870: Scotia me genuit, Anglia mesuscepit, Gallia me docuit, Colonia me tenet. Foi honrado, ainda em vida, com o título de Doutor Subtil a que posteriormente se juntou o de Doutor Mariano. Com a doutrina divulgou-se a fama de suas virtudes,sendo-lhe prestado culto público em diversos lugares (Colónia e Nola). O processo de beatificação e canonização foi introduzido em 1905.

Manuel da Costa Freitas, in Logos, Verbo Editora

24 de novembro de 2008

A Origem do Advento

O Advento, como tempo litúrgico, nasce na liturgia da Gália (actual França) e da Espanha, no séc. IV. Na sua origem, está intimamente associado à festa da Epifania (da manifestação do Senhor – importante reter este sentido da manifestação do Senhor). Mais tarde, as fontes que nos falam da liturgia da Gália aludem a uma ‘Quaresma’ que começava com a Festa de S. Martinho (11 de Novembro). A designação é exactamente essa: Quadragésima Sancti Martini. É interessante constatar que as Biografias ou obras sobre S. Francisco falam-nos também da ‘Quaresma de S. Martinho’. Temos essa referência no cap. III das duas Regras (onde se diz que é o jejum que vai da Festa de Todos os Santos até ao dia que antecede o Natal) e na Legenda Perusina, nº 40, diz-se explicitamente: Quaresma de S. Martinho. O mesmo sucede num outro escrito sobre o Santo: Espelho de Perfeição, nº 62. Embora mais tardio, já medieval, os ecos dos escritos franciscanos vêm confirmar esta tradição.
Como se fazia a contagem dos dias desta Quaresma de S. Martinho?
Entre a festa de S. Martinho (11 de Novembro) e a Epifania, que era a festa celebrativa da manifestação do Senhor, teríamos um período de 8 semanas.
No entanto, à semelhança do que sucedia nas Igrejas Orientais, não eram contados os Sábados e Domingos, pois esses eram dias de celebração festiva da ressurreição do Senhor. Por isso, pondo de parte sábados e domingos, obtinha-se um conjunto que perfazia 40 dias (uma verdadeira Quaresma, de 11 de Novembro a 6 de Janeiro).
Esta Quaresma constituía assim uma espécie de preparação penitencial que anunciava o regresso de Cristo como Juiz do fim dos tempos, tal como ainda hoje está bem vincado nos textos e na liturgia de alguns domingos do Advento que apontam exactamente para esta perspectiva litúrgico-pastoral e reforçam esta dimensão da espiritualidade do Advento. Por exemplo, o ano litúrgico que vamos iniciar (Ano A), esta dimensão está muito presente nos textos da liturgia do 1º Domingo e também do 2º, embora aqui um pouco menos.
É neste contexto de preparação para a manifestação de Cristo que se desenvolve a espiritualidade do Advento, sendo uma espécie de tempo de penitência e de conversão em ordem à expectativa da vinda de Cristo.

Pe. João Lourenço

O texto completo em PDF pode ser descarregado no Centro Cultural Franciscano

In Need of a Pope?

Do Protestants need the papacy? Given the recent fascination with the pontificate of John Paul II and with the election of Benedict XVI, it would seem that the papacy is on the Protestant horizon in a way that would have been unthinkable even a generation ago. This may be the result of savvy marketing, the omnipresence of CNN, the celebrity status of John Paul II or a penchant for the exotic. But I think something more is going on. It is the papacy itself that fascinates us.

Protestants find ourselves in the odd situation of seeing a need for the papacy. Our fate seems linked with it. Three reasons in particular emerge for why Protestants need the papacy.

The first reason is a negative one:

Protestants need the papacy because we must have something to protest against. Protestantism is a 500-year-old tradition of protest and dissent against tradition.

What began as an effort to reform the institutional Catholic Church has become its own institution in need of reform. But how does one dissent against a tradition of dissent? Every act of dissent merely reproduces the tradition; there seems no way out of these conservative tentacles, which become increasingly more reactionary even under liberal guise.

The final logic of this version of Protestantism can only be that each individual makes up his or her own religion, which will then be defined over and against every other individual’s religion. In other words, what holds this tradition together is that it is against something. This kind of Protestantism needs an object against which it dissents for its own identity. If there were no papacy, no tradition, no doctrine, no common moral teaching against which to protest, it would lose its identity. As we learn from Nietzsche and Freud, such a reactionary movement must secretly desire the very thing it hates for the sake of its identity.

There are also two positive reasons Protestants need the papacy; for the sake of the unity of the church, and for the sake of truth grounded in love.

The papacy offers an impressive visible manifestation of the church’s unity. Christians must seek the unity of Christ’s body in a visible way through the church. Both scripture and tradition so clearly bear witness to this claim that I need not argue for it here. When it comes to visible unity, it is time for us Protestants to admit that we have failed. We are disunified beyond repair and cannot solve our divisions through our traditionally Protestant resources. Perhaps it is time to look to the papacy for the necessary visible manifestation of Christian unity; perhaps it alone provides the necessary unity of the church through a subjective and personal reality that mirrors that of Jesus Christ himself.

Christ left us no written sources, no legal contracts or juridical means of unity. Instead he mediates God’s presence to us in and through human flesh. Perhaps the papacy bears witness to this reality better than other instruments of unity (to trade on an Anglican term).

I would not deny that Protestants already share to an extent in the Catholic unity. In fact, this is the official teaching of the Catholic Church itself. Its catechism states that "one cannot charge with the sin of separation those who at present are born into these communities [that resulted from separation] and in them are brought up in the faith of Christ, and the Catholic Church accepts them with respect and affection as brothers." Those of us who came to love God through these separated communions are correct to declare our faith in the one, holy, catholic and apostolic church." Holy scripture, the ancient confessions, baptism, liturgy and the common life of faith, hope and love all function in part as instruments of unity.

But none of these instruments of unity have worked to avoid practices of ever-repeating and deepening division and schism. Could this be because these means are primarily objective and juridical? Because they assume no "fleshly" mediation? Perhaps we have tried to find unity through means that do not express as well as they could the reality of Christ’s incarnation.

Objective and juridical means lack the human reality of the papal unity. They cannot express affection. They do not pronounce blessing and benediction. They cannot ask for forgiveness for past errors or make claims for truth. They do not grow frail, show the wear of time, and die. All this the pope can do. He can be loved in a way that these other instruments of unity cannot. This is what struck me in the events that transpired in St. Peter’s Square over the past few weeks.

Of course, the other instruments of unity do attract our love and devotion. But they are more easily used than loved. What we have seen in the funeral of John Paul II and the election of Benedict XVI is the possibility of loving the faith as a human gift that is received, and in that very reception acknowledging its contingency and fragility.

Hugo Rahner once wrote, "All the churches who wish to withdraw from the unity of the church dogmatically first of all seek refuge within the state but soon are absorbed by the state and fall with it." This is why, he suggested, "the guiding role of the papacy is needed."

Can those of us who are Protestants deny this accusation? Could we ever see in our own churches the transnational, multicultural and multiclass expression of love and joy we witnessed in St. Peter’s Square? If not, then how can we refuse to acknowledge the beauty of the papacy?

The final reason Protestants need the papacy is to avoid the subordination of truth to power that so characterizes the modern era and its totalitarian politics. We have lived through an era in which it was assumed that every truth claim was finally nothing but a disguised appeal for power. The great hermeneuts of suspicion taught us to look upon truth with this posture, and it is difficult to free ourselves from it -- to abandon ourselves to the possibility that truth might be more basic to our lives than the will to power. We fear we will give up something significant if we give up this posture. We fear that the stance of assuming truth or goodness is more basic than power will inevitably lead not to unity but to an improper totalizing or fascism, and this some Protestants seem to fear more than the loss of truth itself.

John Paul II taught us to risk truth and not be content with the modern assumption that peace can only be had when we confess power as the most basic reality of our lives. He was not alone in bearing witness before the world to "the splendor of truth." This has been a common witness of the papacy in the modern era, and contrary to all expectations of those who thought that the suspicious posture was necessary for the sake of peace, the posture of suspicion produced more violence than the assumption of a basic and foundational truth and goodness.

This is the beautiful scandal of the papacy: it is an institution that proclaims that truth is more basic than power even when those of us weaned on a (Protestant) hermeneutics of suspicion can only see the papacy as a contradiction.

To see the beauty of truth requires a Protestant rethinking of the papacy. This does not mean denying that truth and power are always linked, but it does mean rejecting the notion that the former is always vitiated by the latter. Even where we still disagree with what the Catholic Church pronounces, we will have to address the truth of what is pronounced and not simply dismiss it as a sinister play for power.

Don’t get me wrong. I have no romantic illusions about the papacy. I understand its historical legacy and the legitimate reasons why Protestants separated from the Catholic Church. But Catholics themselves acknowledge this history as well. "Serious dissentions appeared," the Catholic catechism tells us, "and large communities became separated from full communion with the Catholic Church -- for which, often enough, men of both sides were to blame." The Catholic Church has acknowledged contributing to the ruptures that divide us, ruptures that are always sin. We Protestants must now reciprocate and name our sin in dividing Christ’s body. Can we do this without rethinking its unity in the primacy of the bishop of Rome? I do not think so.

At one point in history, to be a Protestant was explicitly or tacitly to will an end to the papacy. I think many Protestants can now confess that was a mistaken view. Both the church and the world would sorely lack a necessary witness if there were no papacy. If being a Protestant means willing the end to the papacy then I find myself no longer capable of willing such an act.

This stance does not require abandoning what is good in Protestant traditions. I for one cannot leave my separated Wesleyan communion behind. The hymns, doctrine, discipline and liturgy of that tradition gave me faith and taught me to love God. But neither can I will an end to the unity the papacy clearly produces throughout the world.

So what is to be done? Only two possibilities seem to present themselves. Either we try to find a place for our separated communities from within the Catholic Church or we find a place for Catholic unity from within our separated communities. Neither can be accomplished without willing the visible unity the papacy embodies.
D. Stephen Long

D. Stephen Long teaches at Garrett Evangelical Theological Seminary in Evanston, Illinois. This article appeared in The Christian Century, May 17, 2005, pp. 10-11. Copyright by the Christian Century Foundation; used by permission. Current articles and subscriptions information can be found at www.christiancentury.org. This material was prepared for Religion Online by Ted and Winnie Brock.

21 de novembro de 2008

Vinha de Raquel

Vinha de Raquel vai realizar mais um Retiro

A Vinha de Raquel é uma obra de Compaixão e Misericórdia que surgiu no seio da Igreja e que visa o acompanhamento e apoio espiritual e psicológico, individual ou em grupo a quem sofre por ter passado pela dor do aborto. Colaboram voluntariamente neste serviço, entre outros, sacerdotes e psicólogos que proporcionam de forma discreta uma preciosa ajuda a estas/es irmãs/ãos a partir de uma partilha espiritual centrada na Pessoa de Jesus Cristo, no acolhimento do perdão de Deus. É trabalhada a dimensão psicológica para ajudar a ultrapassar a dor, a angústia e o desgosto reprimido.
Têm-se realizado, nos últimos anos, vários retiros Vinha de Raquel em Portugal. São retiros de cura interior e têm ajudado várias centenas de pessoas, homens e mulheres, em vários países, nomeadamente nos Estados Unidos, Irlanda, Espanha e há cerca de 10 anos também no nosso País. No próximo mês de Dezembro realizar-se-á mais um retiro Vinha de Raquel na zona da Grande Lisboa. As informações e as inscrições são estritamente confidenciais. 
Para mais informações: 
Telm. 917354602.
E-mail: vinha.raquel@email.com


Pe. Fernando Paiva 
Cláudia Müller (Coordenadora da Vinha de Raquel em Portugal)